Criação de games e narrativas interativas com o Twine [2019]
O Twine é uma ferramenta de criação de histórias interativas e não lineares, utilizada no desenvolvimento de jogos e que não exige habilidades de programação do desenvolvedor. O minicurso teve educadores como público-alvo, e teve como objetivo a construção de jogos e seu uso em sala de aula, abordando interações narrativas por hiperlinks, HTML, CSS e Javascript. O curso faz parte do projeto de Extensão Diversão Séria, do Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais, ministrado na Universidade Federal do ABC nos dias 08, 15 e 29/junho/2019.
Na contramão das novas ferramentas de criação de jogos, que exigem grandes equipes e oferecem jogos de mundo aberto com gráficos modernos, softwares como RPG Maker e Twine oferecem voz para pessoas sem conhecimentos nesta área para se expressarem dentro da linguagem dos jogos digitais. A ferramenta Twine, criada em 2009, teve um papel relevante em 2012 com a “Revolução Twine”, movimento criado por desenvolvedores de jogos da comunidade LGBTQ, popularizado pela criação de jogos que abordam gênero e sexualidade, difundindo a ferramenta até a atualidade. O minicurso teve como objetivo o desenvolvimento de jogos, de forma individual ou por pequenos grupos, com a ferramenta Twine, e também a divulgação desses jogos no espaço após o término do curso. Além do debate sobre o uso de novas mídias para construção de histórias pessoais e narrativas interativas, também focou nos conhecimentos básicos em linguagens de programação, e busca oferecer autonomia na criação de jogos.
Os dados coletados durante o curso foram publicados no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2019.
Exemplo de jogos desenvolvidos durante o curso