Framework EMPADARIA [2021-2024]
Determinados pressupostos se apresentam no decorrer do século XXI, como o Antropoceno, a evolução da inteligência das máquinas e o fim da globalização unilateral. Para a sociedade se adequar e encontrar formas de superação desse novo cenário, destaca-se o papel da educação científica na construção de cidadãos atuantes a partir do domínio de aspectos tecnológicos e científicos.
Para isso, é necessário a construção de currículos atentos à apropriação dos conteúdos curriculares de diferentes disciplinas que explicam a técnica e os fenômenos que nos rodeiam, bem como o desenvolvimento de competências computacionais que colaborem com a conscientização técnica de objetos digitais do nosso cotidiano. O uso da Aprendizagem Baseada em Projetos em práticas pedagógicas colabora com a criação e conscientização do funcionamento desses objetos digitais, como também efetiva a apropriação de conhecimentos curriculares.
Dentro dos diferentes projetos que podem ser implementados com a Aprendizagem Baseada em Projetos, o uso de ferramentas de desenvolvimento de jogos encontra relevância pelo potencial motivacional, engajante e lúdico, podendo colaborar com a superação de formas de alienação técnica e científica de jovens, bem como servir de instrumento de inclusão para estudantes com deficiências diversas em salas de aula na rede regular, possibilitando protagonismo social para grupos que historicamente tiveram menos acesso à educação.
Para efetivar a articulação entre conteúdos, habilidades e competências, é proposto o uso de um framework, intitulado EMPADARIA, que se baseia na construção de sequências didáticas por meio da metodologia dos 3 Momentos Pedagógicos, para colaborar com o trabalho do educador. O framework se apoia na Aprendizagem Baseada em Projetos, por meio do desenvolvimento de jogos narrativos (ou ficções interativas) articulados com os conteúdos curriculares. Assim, há uma proposta híbrida de abordar o conhecimento formal juntamente com as habilidades e competências discutidas em documentos recentes como os PCNs e a BNCC enquanto os estudantes criam jogos.
O framework também apresenta um material de apoio do professor, que possibilita a apresentação do framework para o educador compreender as características de diferentes instrumentos de avaliação e prática de engenharia de software possíveis com ABP, aspectos principais para a construção de sequências didáticas de ABP com jogos, bem como introdução ao uso do motor de jogos Twine. O material de apoio do professor pode ser acessado em: Material de apoio do professor - EMPADARIA .
O framework e o material de apoio faz parte do trabalho de mestrado intitulado “EMPADARIA - framework para o desenvolvimento de ficções interativas por meio da Pedagogia de Projetos”, realizado na Universidade Federal do ABC. A dissertação pode ser acessada em: Dissertação Walter Bolitto Carvalho - UFABC.
O framework está disponível na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais, podendo ser acessada por meio do link: Plataforma MEC Red - Empadaria.
A dissertação foi premiada no IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024) com o prêmio de 2° lugar no Concurso de Teses e Dissertações (CTD).