Jogos educacionais [2019-2021]

Jogos desenvolvidos e publicados em https://bolitto.itch.io/, propostos para a educação formal e não-formal.

Pseudociência (2019)

Pseudociência é um jogo de cartas com mecânicas de dedução. Foi projetado como ferramenta mediadora do problema da demarcação, introduzindo jovens à noções de princípios científicos e não-científicos, possibilitando assim um debate sobre a definição de ciência em sala de aula. Ao mesmo tempo pode ser jogado como um jogo festivo com seus amigos enquanto você espera que seu orientador termine de revisar o pré-projeto de sua dissertação.

O jogo foi projetado para 5-10 jogadores, com duração média de 30 minutos e é disponibilizado como print-and-play (ou imprima-e-jogue), onde você pode baixar e imprimir os arquivos, e montá-lo de forma acessível. O jogo foi adaptado para o formato digital através da plataforma Tabletopia.

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O manual oferece as regras do jogo, dicas de como utilizá-lo em sala de aula como objeto de aprendizagem (OA) e as melhores práticas para preparar os componentes da forma mais atrativa possível.

No começo do jogo, a cada jogador é atribuído um papel secretamente – cientista, pseudocientista ou seguidor. Os cientistas são maioria na comunidade científica, mas não sabem quem é comprometido com o método científico. O pseudocientista, com a ajuda de seguidores que conhecem sua identidade, tem como objetivo espalhar uma teoria pseudocientífica ou com baixo rigor científico.

Os cientistas vencem publicando cinco artigos científicos com financiamento de bolsas de pesquisa ou denunciando o pseudocientista à comunidade científica. O pseudocientista e os seguidores vencem publicando seis artigos pseudocientíficos com financiamento de bolsas de pesquisa ou se o pseudocientista se torna coautor após três publicações em periódicos predatórios, por ser convidado a ser editor de um periódico de prestígio.

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O termo pseudociência diz respeito a determinados conhecimentos nos quais pessoas afirmam que estão baseados em fatos científicos, mesmo não fazendo uso do método científico. Isso pode ser observado por exemplo nos trabalhos de negacionistas do aquecimento global.

É importante ressaltar que o termo também é utilizado de forma pejorativa. Vemos que práticas religiosas de religiões majoritárias são classificadas corretamente como atividades relacionadas à determinada religião, ao mesmo tempo que vemos práticas de minorias religiosas sendo classificadas erroneamente como pseudociência, mesmo que sejam compreendidas pelos praticantes como atividades religiosas e esotéricas.

Link do jogo no Itchio

Link do jogo na Ludopedia

O jogo também está disponível na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais, podendo ser acessada por meio do link: Plataforma MEC Red - Pseudociência.

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Momentum (2021)

Momentum é um jogo educacional para celular que tem como objetivo introduzir conteúdos de momento linear e momento angular, sendo aplicável na educação formal e não-formal. O jogo apresenta o lançamento de uma sonda brasileira com destino à Saturno, a fim de extrair dados do planeta e de suas luas.

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Jogo desenvolvido por Walter Bolitto Carvalho, Caroline Martins Lovato e Thainá Ribeiro como projeto final da matéria de Laboratório de Práticas Pedagógicas 3 - Educação não formal da licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo.

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Link do jogo na plataforma Itch.io

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